Diretoria Financeira do SINFFAZFISCO apresenta modelo de prestação de contas

Com a aproximação da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que irá discutir o orçamento do ano atual e a prestação de contas do ano anterior, é necessário pensar no modelo a ser seguido. Com o intuito de buscar a melhor apresentação possível, estamos abrindo espaço para sugestões de modelos alternativos aos já apresentados pelo SINFFAZFISCO. O modelo utilizado anteriormente é bastante empírico, mas útil em situações com poucas movimentações e valores, com uma planilha contendo as receitas e despesas, conforme modelo abaixo:

Prestação de Contas – Sindicato dos Servidores Públicos de Olímpia

Porém, com o crescimento do Sindicato, tanto em valores quanto em complexidade, este modelo se torna inaplicável, tanto pela extensão do documento quanto pela dificuldade em se comparar um período ou à outra instituição e ainda realizar análises da situação.

O vídeo abaixo, apesar de ser focado no mercado de capitais, dá ótimas dicas de técnicas para analisar os documentos contábeis de uma instituição:

Para aqueles que tiverem curiosidade, nossa referência em prestação de contas é a EMBRAER que, caso tenham visto o vídeo, precisam fazer um ótimo trabalho para convencer outros a investirem nela, mas infelizmente não temos a capacidade técnica ou pessoal suficiente para fazer algo deste nível. Logo, buscamos a máxima profissionalização possível.

Para facilitar, abaixo disponibilizamos alguns documentos da prestação de contas da EMBRAER. E para quem quiser avaliar a prestação mais detalhada, basta acessar neste link a página de relação com investidores no site da empresa.

Antes disso, um desafio: descobrir o valor de uma aeronave nova, saindo da fábrica. Destacamos isto pois informações estratégicas não se divulgam, logo, quando fizermos nossa prestação de contas, também devemos pensar nisso.

Bons estudos e aguardamos sugestões!

Release de Resultados Trimestrais

Embraer RA16-Book-PORT

Release de Entregas e Backlog

Demonstrações Financeiras (ITR)

Para quem não puder ler, disponibilizamos um áudio da prestação de contas da EMBRAER (que seria o equivalente à nossa apresentação realizada na AGO) então recomendamos ouvirem para ver como funciona uma apresentação de prestação de contas:

Para finalizarmos, segue abaixo um modelo com as projeções que a EMBRAER faz para os períodos seguintes, que não consideramos um bom exemplo por ser pouco detalhada:

Estimativa anual EMBRAER

Diretoria Financeira do SINFFAZFISCO

Um comentário

  1. Marcelo Dionísio
    Formiga

    Acho que a prestação de contas deva ser o mais transparente possível, com acesso apenas aos sindicalizados. Divulgar somente parte de gastos pode tornar o processo duvidoso, colocando em cheque qual a real intenção de se fazer parte do sindicato. Não tem problema algum em listar, mesmo que grandes movimentações, todos os recebimentos e despesas. Pode ser feito algum tipo de código por despesa onde apenas os sindicalizados entendem o que significam;
    Penso isso. Em vez de somente criticar, vamos propor.
    Abraço

error: Este conteúdo é protegido.